Educar para o futuro do presente

A Faculdade Dourado está de olho no futuro da educação e para isso convida profissionais engajados em projetos que abarcam reflexões sobre possibilidades de inovação tecnológica e educacional sem perder o foco no humano. O novo curso de extensão refere ao “Educar para o futuro do presente: por uma antropologia da criança e do adolescente”, e será ministrado pela antropóloga Márcia Merlo. 

A contemporaneidade exige uma postura crítica, a partir de um olhar atualizado e estudos mais profundos da realidade social. A educação e a cultura necessitam de reflexões sobre metodologias que abarquem novas demandas, principalmente a partir da democratização de tecnologias digitais que impactaram positiva e negativamente em nossas subjetividades, afetando nosso cotidiano, relações interpessoais e aprendizados, assim como nossa visão de mundo e futuro.

O curso propõe trazer à tona problemáticas enfrentadas no dia a dia por educadores e não educadores junto as crianças e aos jovens, para que se pensem novas e antigas abordagens metodológicas, no que concerne a continuidades e rupturas por meio de uma análise crítica dos resultados e na elaboração de novas proposições de uma educação por projetos, levando em consideração a vivência do(a) aluno(a).    

Segundo Márcia Merlo, o curso “Educar para o futuro do presente: por uma antropologia da criança e adolescente propõe criar um espaço de trocas e saberes que possibilite refletir sobre os desafios atuais da educação formal/informal. A ideia é discutirmos como várias formações societárias lidam com a contemporaneidade e como pensam o devir, ou melhor, como as experiências dessas culturas podem contribuir para chegarmos em novos formatos educacionais. Trata-se de um desafio urgente e necessário”, completa a educadora.     

O curso está previsto para iniciar em março e ocorrerá as quintas e sábados, totalizando 36 horas. Os encontros terão o formato de aulas dialogadas e propositivas de temas, pesquisa e projetos.  Estará voltado para educadores, professores de áreas distintas, formadores de opinião, empresários, designers, estudantes de graduação e pós-graduação.   

COMPARTILHAR:

Últimas notícias

Solicitar informações

Faculdade Dourado

Desenvolvemos a habilidade de inovar através da Educação.
Em tempos de mudanças e complexidade, obtenha conosco as habilidades necessárias para atingir o sucesso.
MAIS INFORMAÇÕES