Psicopedagogia

Objetivo do curso :

Acolher e identificar dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem, bem como aplicar métodos  e ações de prevenção ou intervenção para quem ensina e quem aprende.

Descrição do curso :

Articulação da teoria com a prática psicopedagógica aos profissionais que desejam investigar processos de aprendizagem, refletindo sobre a necessidade da interdisciplinaridade das áreas que envolvem o estudo da Psicopedagogia.
Ao final do curso, o aluno voltado para sua área de interesse ou formação desenvolverá o TCC com 40 horas sobre orientação supervisionada.

Atuação no Mercado de Trabalho
O campo de atuação do psicopedagogo refere-se não só ao espaço físico, mas o campo de atividade e o modo de abordar seu objeto de estudo. Depende da modalidade: clínica, institucional e teórica. O Psicopedagogo poderá atuar em Consultórios, Clínicas, Escolas, ONGs e Hospitais.

Certificação
Pós-Graduação (latu sensu) – Especialização em  Psicopedagogia  – Certificado reconhecido pelo MEC A Faculdade Dourado foi credenciada pela Portaria Ministerial MEC n. 498 de 12 de junho de 2013. Além de cursos de graduação e tecnólogos, a Instituição oferece também diversos cursos de pós-graduação. O trabalho de extensão e pesquisa é realizado para beneficiar a comunidade local e regional e oferece diversos projetos nessas áreas.

Info curso:

  • Duração: 400 horas
  • Segmento: Pós-Graduação
  • Modalidade: Presencial
  • Inicio: 31 agosto 2019
  • Localização: São Paulo

Por que fazer este curso

Quem é para:

Profissionais portadores do diploma de nível superior das áreas de Pedagogia, Fonoaudiologia, Psicologia, que desejam investigar e atuar sobre as questões do processo ensino-aprendizagem, bem como aqueles que queiram dedicar-se a pesquisa na área.

Metodologia Dourado:

Em um primeiro momento a psicopedagogia esteve voltada para a busca e o desenvolvimento de metodologias que melhor atendessem aos portadores de dificuldades, tendo como objetivo fazer a reeducação ou a remediação e desta forma promover desaparecimento do sintoma. A partir do momento em que o foco de atenção passa a ser a compreensão do processo de aprendizagem e a relação que o aprendiz estabelece com a mesma, o objeto da psicopedagogia passa a ser mais amplo: a metodologia é apenas um aspecto no processo terapêutico, e o principal objetivo é a investigação de etiologia da dificuldade de aprendizagem, bem como a compreensão do processamento da aprendizagem considerando todas as variáveis que interferem neste processo.

Bolsas de estudo:

Não
"A pedagogia deve oferecer ao educador os métodos de pesquisa das causas sociais do atraso mental ou de outras crianças, e também fornecer os meios pelos quais a escola pode compensar a influência negativa do ambiente. "

Sergej Hessen

Pedagogo

Testemunho do curso

Aprenda com os melhores profissionais do setor

Nossos professores vêm do mundo da pedagogia. Estou à sua disposição para compartilhar e transferir seus conhecimentos e experiência em cada módulo do curso.

Elaine Horácio Xavier

Disciplina: Psicopedagogia e Psicologia 
Graduada em Psicologia (UNG), tem segunda Graduação em Pedagogia. Se especializou em 3 áreas sendo elas:  Psicanálise (PUC), Psicopedagogia na (PUC) e possui também especialização em Yoga (FMU). Atualmente está fazendo a quarta especialização em Neuropsicologia.

Docente no Ensino Superior com Educadores da Febem

Como Psicóloga e Psicopedagoga:
Possui 24 anos de Atuação na área Clínica no atendimento Infantil, Adolescente e Adulto, realizando  Psicodiagnóstico e Intervenção.
– 8 anos de atuação em Instituição (Escola) como Educadora no Ensino Médio desenvolvendo projetos na área de Orientação Vocacional.  e trabalhos preventivos e intervenção, orientação e encaminhamento aos alunos, professores e pais, participação em elaboração de projetos  pedagógicos.
– 2 anos de experiência em Hospital Público nas Clínicas de  Psiquiatria, Pediatra e  Fisioterapia no atendimento  aos pacientes, orientação e visitas domiciliares, com crianças e adultos. Na clinica de Pediatria  responsável pela elaboração do projeto de  recreação dos pacientes internados.

Estrutura curricular

- Introdução à Psicopedagogia - Aspectos Psicológicos da Aprendizagem : Des.neuropsicomotor, Cognitivo, Emocional e Social - Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita - Psicomotricidade e Aprendizagem - Novas Tecnologias e Aprendizagem - Dificuldades de Aprendizagem - Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Clínica - Avaliação Psicopedagógica Institucional - Workshop Neuropsicopedagogia - Educação Especial e Inclusiva - Didática e Metodologia do Ensino Superior - Workshop Estrategia de metodologia - TCC

Solicitar informações ou compromisso

Por favor, preencha os campos abaixo para receber as informações solicitadas

*Eu li e entendi a nota de "privacidade.".
Envie-me mais informações sobre os eventos e atividades da Faculdade Duorado.
*Eu li e entendi a nota de "privacidade.".
Envie-me mais informações sobre os eventos e atividades da Faculdade Duorado.

Video Gallery